sexta-feira, 17 de outubro de 2008

INTRODUÇÃO

ESTE TRABALHO TEM A INTENÇÃO DE RELACIONAR A PERCEPÇÃO DO ARQUITETO ADOLF LOOS E A VISÃO DE LOUIS SULLIVAN SOBRE O ORNAMENTO NA ARQUITETURA MODERNA.
SABEMOS DA IMPORTÂNCIA QUE SULLIVAN TEVE PARA A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE ARQUITETÔNICA DOS ESTADOS UNIDOS NO FIM DO SÉCULO XIX E INICIO DO XX. SUA ARQUITETURA RACIONALISTA FOI INTRODUZIDA NA CIDADE DE CHICAGO ONDE SEUS ARRANHA-CÉUS SÃO (SE TORNARAM) UM ÍCONE DA NOVA ARQUITETURA. EM SEUS EDIFÍCIOS AS ESTRUTURAS ESTEREOMÉTRICAS ACONTECEM EM OPOSIÇÃO À ORNAMENTAÇÃO. O ADORNO QUE APARECE EM SUAS FACHADAS É A JUSTA MEDIDA ENTRE A FORMA ORGÂNICA LIVRE E UMA GEOMETRIA PRECISA.
ADOLF LOOS, ATRAÍDO PELA ARQUITETURA NORTE-AMERINCA, FOI ATÉ O EXTREMO DO RACIONALISMO DEDUZINDO A FORMA A PARTIR DE QUESTÕES FUNCIONAIS. A ECONOMIA É UTILIZAR SOMENTE O NECESSÁRIO NA CONSTRUÇÃO, COMO TAMBÉM O “EMPREGO RACIONAL DO ESPAÇO.” (ARGAN, 1992, PÁG. 222). DENUNCIOU O ORNAMENTO COMO UM CRIME PARA A SOCIEDADE MODERNA POR FATORES SOCIAIS E ECONÔMICOS COMO VEREMOS A SEGUIR.

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